sexta-feira, 24 de junho de 2022

24.6.22 - Alcañiz | Calanda | Aguaviva | La Ginebrosa | Alcañiz

Este fim-de-semana tenho corrida em Alcañiz, no espectacular circuito apelidado de Motorland.

De facto, Alcañiz, é uma cidade, vila, que vive intensamente o desporto motorizado, desde que há desporto motorizado e, por isso, o Governo Espanhol decidiu construir neste local inóspito, um circuito de velocidade com todas as valências que possam imaginar.



No caminho para o circuito - partindo de Barcelona -, mal abandonei a auto-estrada, fui abençoado por um pôr-do-sol lindíssimo que dava novas formas às montanhas que escondem pequenos povoados dentro de si. Para aumentar o desejo, são inúmeras as placas que indicam “carretera motera”.

Pois bem! Há muito que não faço uma roadtrip mas hoje, depois de ter finalizado os primeiros procedimentos regulamentares e aproveitando a pausa de almoço, peguei no carro e fui à descoberta da região do Bajo Arágon.

Para minha sorte, logo a seguir ao circuito, há uma barragem de águas límpidas que foi um pequeno aperitivo para o que aí vinha! O que veio logo a seguir foi uma estrada em terra batida, em bom estado, que deu um gozo enorme percorrer e que me levou a Las Saladas; ou seja, a um salar, um sitio onde se recolhe sal de montanha e que nos faz lembrar que apesar de estarmos no alto e a 120 km da costa, o mar já andou por aqui.   

Descendo no mapa, ou seja, para sul, mas subindo na altitude, fui até Calanda e a sua barragem que enforma o Rio Gualadupe, dando uma cor azul clara a todo aquele espaço, que emboca nas florestas de pinheiro manso.

Daí desce para Mas de Las Matas e, num salto, para Aguaviva.

Em Aguaviva é que dei literalmente um salto: procurava uma ponte romana, ou quiçá antiga, ou que lhe quiseram dar esse aspecto mas, debaixo dela, o Rio Bergantes, translucido, com pequenos peixes convidou-me a mergulhar. Foi o melhor do dia!

Não vim aqui para passear e o tempo passava.
Por isso, seguindo setas amarelas de Santiago, rumei a norte por La Ginebrosa, até à terra do motor.  E juro que honrei a maravilhosa tecnologia mecânica do mundo moderno chamada de motor, caixa de velocidades, suspensão e travões.

Sem comentários:

Enviar um comentário