domingo, 7 de junho de 2015

6.6.15 - Oliveira de Azeméis | Vila do Conde

Com sol e calor qb, fui presenteado pela Kawasaki com uma scooter J300 para este fim-de-semana.
Scooter?! Campo ou cidade?!
A scooter é o veículo ideal para a cidade, dada a sua agilidade e simplicidade de manuseamento. Contudo a Kawasaki apresenta um excelente motor com 300cc e, por isso, decidi aproveitar esse facto e testar um percurso maior, com zonas de aceleração mais extensas.  
Campo?! Com este calor? Se estivesse na Alemanha ou na Áustria, certamente teria que escolher o campo. Mas estando em Portugal, nada melhor que nestes dias ir aproveitar o nosso litoral.
Olhando para o mapa, os meus olhos fixaram-se em Vila do Conde: tem praias excelentes, o pessoal das motos costuma ir para lá, come-se bem e, sobretudo, tenho lá excelentes amigos e uma casa onde fico desde meados dos anos oitenta.
Vila do Conde, para mim, são corridas: Praia Azul, Jardim, S da Piscina, Seca e Castelo.
Vila do Conde foi, na adolescência, destino de férias de Agosto.
Por tudo isto, quando olhei para Norte e vi Vila do Conde, não tive dúvidas em rumar até lá.
Arrumei as Monte Campo debaixo do assento, de Nau aberto, verde metal flake - a condizer com a scooter - e Oakley a tapar o sol, de calções e t-shirt, saí de Oliveira de Azeméis em direcção à Vila.
Como o intuito era o de aproveitar a estrada, o sol, e reviver o passado, segui até aos Carvalhos pela Nacional 1.
Pelo meio do trânsito, a Kawasaki portou-se lindamente, permitindo-me fazer uma viagem tranquila e barata.
Depois tive que seguir pela A1 e VCI até entrar de novo na estrada nacional; desta feita a Nacional 13.
Na parte final da autoestrada, foi com facilidade que atingi os 140 km/h... e por aí me fiquei. Não valia a pena andar mais depressa.
Depois de entrado na N13, voltei ao zigue-zague do trânsito.
Lembro-me de em Junho e Julho do século passado passar nesta estrada à sexta-feira à noite para ir ver as corridas. Na altura ter atrelado era um luxo, quanto mais uma motorhome como as que se vêm hoje em dia no nosso paddock. Assim, para mim, era um regalo ver passar os carros de corrida em plena estrada. Os Polos, Clio, Starlet, Corolla e muitos outros. Uma época de ouro da Velocidade Nacional.
Chegado a Vila do Conde, o Ave brindou-me como um espelho reflectindo o majestoso edifício da prisão.
Antes de uns fininhos junto às antigas boxes, ainda fui reviver o circuito e passear pela zona histórica.
À noite, na companhia vilacondense dos últimos 30 anos, fomos ao sushi, seguido de Expensive Soul.
Amigos, calor, boa música e uma scooter. "What else"?!    

1 comentário:

  1. excelente artigo e excelente blogue. ja coloquei link no meu http://moto-explorer.blogspot.pt/ e reparei k ja tens link para cá. obg, disfruta!!!

    ResponderEliminar