sexta-feira, 12 de junho de 2015

12.6.15 - Salzburg | Ljubljana

O sol espreitou cedo pela janela do quarto, lembrando-me que tinha muitos quilómetros para fazer.
Para pequeno almoço comi uns snacks que tinha trazido de Portugal e rumei viagem; antes tive que comprar o tiquet da autoestrada - uma espécie de via verde com todas as portagens incluídas - para poder circular livremente na Áustria: 8 euros.
Quando cheguei ao parque de estacionamento do hotel, ao invés dos camiões que lá se encontravam quando estacionei, pude encontrar vários desportivos. Dois chamaram-me à atenção: um Mercedes C 63 AMG e um Porsche 997 GT3. Eram conduzidos por senhoras.
Rumei a sul, em direcção à Eslovénia, perseguindo o calor. Apesar de ter começado o dia com 19ºC e ter chegado a apanhar 29 ºC, os verdes Alpes que me acompanharam toda a viagem apresentavam o cume coberto de neve. Autênticas paredes de centenas de metros erguem-se no ar e reduzem-nos à nossa minúscula dimensão.
Cruzei-me com centenas de motos nas mais diverss estradas e, após Villach, aquando uma paragem para comer um gelado, encontrei três triciclos cheios de potência e com umas pinturas a dar nas vistas qb.. Tanta potência que, além dos seus robustos donos, rebocavam rolotes!
Cruzada a fronteira da Áustria com a Eslovénia, passados uns quilómetros, virei para Bled. Na autoestrada tinha a indicação de Jezera e, como aprendi há uns anos na Croácia, onde tem Jezere é porque há algo extremamente belo para ver.
Um lago de águas transparentes e com castelos à volta. Que regalo!
Não mergulhei porque queria chegar cedo a Ljubjana.
Chegado à capital e instalado no Sax Hostel - fantástico, muito giro e acolhedor, além de gente simpática e muito limpo - fui passear.
Que lugar belo. Uma capital cozy, que vive ao som da música. Passeei no centro e subi ao castelo. Fui provar sabores tradicionais no festival de comida de rua. Conheci a Lara que promovia o jogo com a Inglaterra. Fui ao mercado de vegetais e flores - que belas cerejas e groselhas. Ouvi um soundcheck de um concerto que vai ser daqui a pouco: música clássica, tango, jazz, tocado por uma banda que tinha um acórdeão, piano, violino, viola e contra-baixo.
Daqui a pouco começa o Eslovénia-Inglaterra e a cidade está pronta para a festa!

2 comentários:

  1. com que então chegaste a Bled por acaso... bendita sorte, excelentes lugares para uma viagem de estrada

    ResponderEliminar
  2. Nas viagens, os acasos e coincidências são o rastilho para haver estórias. Bled foi uma delas.

    ResponderEliminar